4.6.08

Notas - Retomando...

. Retomando trabalhos pausados já há algum tempo, pretendo voltar a escrever com alguma constância – a que me parecer conveniente, já afastando promessas vagas – neste blog e no Paraíba com Bola e Tudo, que teve vida muito mais curta e cuja existência me parece bastante relevante em ano de Campinense Clube campeão paraibano e com boas chances de fazer memorável campanha na série C. Registrar uma história, um momento em que se vislumbra uma mudança na ordem das coisas; mais ainda, registrar uma vontade de mudança. Isto também vale para minha relação com o cinema, tantas vezes mediada pelo próprio Era uma vez na Paraíba, em um instante bastante especial para blogs afins. As coisas estão acontecendo, já me disseram. Basta abrir os olhos.

. Os posts devem continuar seguindo o padrão anteriormente fixado, permanecendo transcrições e traduções de textos críticos que me seja caros, além de pequenas notas ou mesmo anotações mais longas a respeito de assuntos que me instiguem. A única mudança será o abandono dos posts de “filmografias” pela oposição entre o desgaste em produzi-los e sua irrelevância neste momento crepuscular das vídeo-locadoras. Iniciei o trabalho com estes posts imaginando-os como uma ferramenta cujo acesso seria extremamente precioso no início de minha cinefilia, porém os tempos são outros. São aqueles do eMule – ou qualquer congênere - como ferramenta acessível à esmagadora maioria dos cinéfilos. Para o bem e para o mal.

. No mais, algumas novas modalidades de posts devem continuar a surgir eventualmente. Algumas delas, esforços genuinamente arqueológicos. É exatamente no estudo dos vestígios das grandes civilizações cinematográficas que reside a resposta imediata a amnésia crítica que assola o meio. Sejam elas erigidas em filmes – Raoul Walsh, João César Monteiro, Alexander Dovzhenko, ad finitum - ou com os filmes – das vídeo-locadoras como os templos de minha geração. É isto que me interessa.

Nenhum comentário: